Palestrantes

Pessoas que fazem o dTEC acontecer

Flávio Steffens de Castro

Palestra: Empreendedorismo das trincheiras
Data: 6 de Junho de 2017

Flávio Steffens de Castro

Flávio Steffens é um empreendedor apaixonado. Tem graduação, MBA e mestrado na área de computação pela PUCRS e FGV-RS. Foi gerente de projetos no mercado digital, sua especialidade, em projetos como Randon, Grêmio, Doux-LeBon e Tramontina. Abriu sua empresa digital, a Woompa, e em 2012 lançou o Bicharia, a primeira plataforma de crowdfunding para ajudar animais, arrecadando mais de 800 mil reais para a causa. É também co-organizador da FailCon Brazil, a edição brasileira do evento mundial que tem por objetivo desmistificar o fracasso no mundo empreendedor, em parceria com grandes organizações, como PUCRS, SEBRAE, ESPM, SAP, entre outros. Hoje é sócio do Vakinha, a primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil, atuando como diretor de relacionamento. Também é professor na pós-graduação da La Salle Business School e mentor de empreendedores.
Fotos e Slides
Link da palestra

André Peres

Palestra: POALAB e a rede Fab Lab: fabricação digital e educação
Data: 8 de Agosto de 2017

André Peres

Possui graduação em Bacharelado Em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), mestrado e Pós Graduação Em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Segurança de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: redes sem fio, segurança computacional, redes de computadores e internet das coisas.
Fotos e Slides
Link da palestra

Luís Fernando Bittencourt

Palestra: Como é ser programador em uma agência digital
Data: 26 de Outubro de 2017

Luís Fernando Bittencourt

Formado em Ciência da Computação, tem 13 anos de experiência no desenvolvimento de aplicações web e produtos digitais. Já foi desenvolvedor e analista de sistemas em agências digitais e fundou uma startup. Já desenvolveu projetos para grandes marcas como Bradesco, Embraer, General Motors e Elsevier. Atualmente, é head de operações na DZ Estúdio.
Fotos e Videos
Apresentação Comentada
Link da palestra

Heryk Slawski

Palestra: Design Sprint: O que é, como fazer e o que não está no livro
Data: 27 de setembro de 2017

Luís Fernando Bittencourt

Produtor multimídia, TEDxSpeaker e foca seus estudos em Design, Tecnologia e Educação. Com passagens por escola criativa, agência de apresentação, estúdio de animação e empresa parceira da Google for Education, atualmente trabalha como designer de experiência na DBServer, colocando usuários no centro do processo para criar produtos, serviços e negócios transformadores.
Fotos e Slides
Link da palestra

DesPrograme-se

Roda de conversa sobre mulheres na ciência e na computação
Data: 01 de agosto de 2018 - 10h

Palestra "Mulheres na computação - Por que tão poucas?"
Data: 01 de agosto de 2018 - 14h

Desprograme-se

Fotos e Slides

Augusto Hafemeister

Indústria 4.0: os novos desafios da automação industrial
Data: 13 de setembro de 2018

Augusto Hafemeister

Bacharel em Engenharia Elétrica pela UNISINOS e Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma universidade. Com mais de 10 anos de experiência em Automação Industrial, atuou nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, engenharia de vendas e marketing de produtos. Atualmente é Coordenador de Marketing da Altus Sistemas de Automação.
Fotos e Slides
Link da palestra

André Souza da Silva

Desenvolvimento de jogos digitais
Data: 18 de outubro de 2018

André Souza da Silva

Possui graduação em Design pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS) (2007) e o mestrado de Industrias Criativas pela Feevale (RS)(2017). Sócio e diretor de animação da Napalm Studio desde 2008. Tem experiência na área de computação gráfica, com ênfase em Design, atuando principalmente nos seguintes temas: 3D, cinema, jogos digitais e animação.
Fotos e Slides

Roben Castagna Lunardi

Blockchain: oportunidades e tendências muito além do Bitcoin
Data: 5 de agosto de 2019

Roben Castagna Lunardi

Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga (IFRS - Campus Restinga) e doutorando em Ciência da Comptação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Segurança de Sistemas e Internet das Coisas (IoT), atuando principalmente nos seguintes temas: Blockchain, Segurança de Redes de Computadores, Gerência de Redes de Computadores, e Robótica Educacional. Participou de diferentes projetos com Blockchain, sendo um dos autores da SpeedyChain (registrada no INPI). Ainda, realizou intercâmbio - financiado pela Australian Academy of Science - na University of New South Wales (UNSW) para pesquisar blockchains em IoT.

Geisa Giovana Kochenborger e Júlia Roberta Quoos Alves

Tecnologia e o profissional do futuro
Data: 27 de Setembro de 2019 - 13:30h

PrendAdas

O grupo PrendAdas formado pelas alunas dos cursos de computação da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, iniciou suas atividades em outubro de 2017 durante a Jornada de Atualização em Computação (JAC) deste ano. O nome escolhido para o grupo tem representatividade regionalista, o nome Prenda representa mulher, guria ou menina no Rio Grande do Sul, e Ada foi escolhido em homenagem à Ada Lovelace. Além disso, Prendada é uma mulher, guria ou menina que demonstra habilidade em alguma atividade, o que une maior significado à representatividade da força da mulher na computação.
Mais formações sobre PrendAdas

Eduardo, Gabriel e Ricardo

Marketing de Verdade - O verdadeiro papel de uma agência de marketing no cenário atual
Data: 3 de Outubro de 2019 - 19:15h

Alexandre Lobo

Nenhum Mercado é uma ilha
Data: 17 de Outubro de 2019 - 14:00h (miniaudiótio)